segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia da Mulher

Pertenço a um género humano, com útero, formado para albergar uma vida, e com a capacidade de produzir alimento para o desenvolvimento de um novo ser nas primeiras semanas após o seu nascimento. Dadas estas e outras particularidades da minha anatomia terei sempre uma palavra amiga, afável ou tolerante para com aqueles que me rodeiam? Devo ainda ser capaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e possuir um sexto sentido, uma sensibilidade específica e por tudo isso ainda tenho direito a um dia de enaltecimento!

Faço parte de uma geração de mulheres que espera exactamente os mesmos direitos e deveres dos homens e que fica enfadada ou incomodada com desabafos de mães e tias a relembrarem a pouca ajuda que têm nas tarefas domésticas por parte dos seus esposos.

Mas que fazer quando grupos de tias, avós, mães e primas em jantares de família se atropelam para colocar travessas recheadas em frente aos machos da família? No decorrer dos comentários masculinas a questões políticas, durante as suas sínteses desportivas ou críticas automobilísticas, os pratos, onde apenas restam pequenos ossos descarnados e os talheres tombados para o lado direito, desaparecem para dar lugar a saborosas sobremesas elaboradas por mãos delicadas (ou não) de mulher.

Na prática existem demasiadas questões injustas por isso assinalo este dia. Não para ter um jantar de amigas e assistir a strips masculinos mas para relembrar direitos adquiridos e repensar comportamentos.

2 comentários:

Eu disse...

Concordo plenamente mc... esse determinado género quer tanto a igualdade para tudo e mais alguma coisa, que festeja um dia como se se tratasse de uma conspiração com o género do sexo oposto...já estou a imaginar um conjunto de géneros histéricos, reunidos e isolados do mundo num local de comes e bebes!!!

mc disse...

Não me parece que esses encontros tenham por objectivo principal denegrir o sexo oposto...são simples encontros sociais...

Claro que não é incomum num encontro de mulheres relativizar-se a importância do homem, ridicularizá-lo, reduzi-lo a mero objecto sexual...é uma reacção...boa? má? um mal menor? evitável?...concordo que não é por ai o caminho. Nem queimando soutiens ou prescindido do universo feminino. Os grandes direitos estão alcançados ou pelo menos estão escritos, existe discriminação positiva, o número de mulheres inscritas nos ensino superior é mais amplo que o de homens...A igualdade efectiva é uma questão de tempo, que pode ser encurtado. Não bastará, mas o comportamento individual feminino perante a educação dos filhos, perante o companheiro, perante os homens com os quais se cruza diariamente deve corresponder ao seu desejo de igualdade.