terça-feira, 11 de novembro de 2008

A porta de aluminio anodizado à cor natural



A senhora idosa de 80 anos, moradora num bairro classificado como imóvel de interesse público, mostra, orgulhosa, as obras recentes que fez lá em casa: os degraus da escada forrados a pedra mármore, branca nos cobertores, preta nos espelhos; a parede revestida a um metro de altura com azulejo azul e branco e pormenores em amarelo; a nova caixilharia em alumínio anodizado à cor natural; os tectos falsos com placas de plástico na sala.

Faço a conta mentalmente: preço de material, mão de obra (será que o sobrinho habilidoso é económico?), reforma... Vejo as fotografias dos netos em molduras plásticas com um banho de dourado, ao lado uma jarra azul com rosas da mesma cor.

Tento formular uma frase airosa, precisa ou eficaz sobre a caixilharia de alumínio e a sua inadequação naquela casa, naquele bairro. Os meus pensamentos são interrompidos por relatos de maleitas sofridas, histórias de familiares...

- E existem pessoas que não acreditam em Deus! - diz ao mostrar a nódoa negra isolada resultante de uma queda numa escada forrada a mármore polido com esquina viva (a tal).

Remeto-me ao silêncio. Há coisas das quais é mais fácil não falar. Não por uma questão de altruísmo mas por cobardia e egoísmo.

Como é reconfortante sair de uma casa habitada por uma octogenária e ouvir: Boa tarde menina, gosto em conhecê-la. Que lhe corra tudo bem!

6 comentários:

Ana Caracol disse...

Ai ai, vejo alguém que começa agora a descobrir como é "caloroso" o alentejo...que se lixe o anodizado, que venham os miminhos, afinal, às avós tudo se perdoa. E, como sabes no alentejo, são mais as avós que as mães :)
P.S: aqui na capital um certo atelier tb gosta do anodizado à cor natural, eh eh, é moderno!

Anónimo disse...

Só posso...lol

Vítor disse...

Só me ocorre perguntar o que raio foste tu fazer a casa da senhora octogenária. Seja o que for, ela gostou da tua visita ou foi naturalmente simpática. E, afinal, quem é que mora aqui?

mc disse...

Será que ando piegas!!
AHHHH! SOCORRO!!!

Faz parte do meu quotidiano fazer visitas a idosos, há dias em tento esquivar-me para os quartos e procuro rolos de notas debaixo dos colchões mas há outros em que, subtilmente, tento, apenas, obter gratuitamente alguns afectos e doce de morango.
M.C.

Quem mora aqui? A resposta é extensa e ainda está em construção (assunto de um eventual futuro post). De qualquer maneira é alguém menos ponderado, menos tolerante, mais dramático e mais bem humorado do que quem simplesmente tecla as mensagens!

Acho que se chama Maria Graciete Custódio nos dias bons e Marília de Gouveia e Cunha nos dias menos bons.
A escrivã

Eu disse...

Hoje... sem querer... vim parar a este magnífico BLOG...que, diga-se, é um espectáculo! Até já aparece nos lugares cimeiros dos motores de busca! MC! MC! MC!

mc disse...

A sério? hummm...estranho...
eheheh