quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A outra paixão

Essa história das paixões deixa-me desconfiada…A minha outra paixão…, porque a primeira é só minha e recuso-me a expô-la aqui, só a premiá-la. A minha outra paixão é ser do contra, dizer mal e torcer o nariz a coisas fofinhas e lamechas, fazer listas de defeitos, relembrar maleitas e coisas que correram mal como o jantar de família em que a minha tia deixou queimar o arroz de cabidela que se quer bem malandrinho, a minha avó bebeu ginjinha a mais e disse bem alto o que toda a gente sabia e de que ninguém falava e 2 primos afastados foram encontrados no quarto dos fundos em comportamentos menos próprios.

Não sei quando comecei a apurar as minhas capacidades analítico pessimistas… na infância enquanto os meus amigos gozavam com o “gordo” ou com a “cenoura” eu apontava-lhe as falhas morais e por vezes, quando estava aborrecida, falava-lhes da inexistência do pai-natal ou explicava-lhes o processo de decomposição a que o corpo dos seus parentes falecidos estava sujeito. Consideravam-me arrogante e empertigada e assim eu melhorava esta minha aptidão, tendo publicado aos 14 anos um pequeno jornal digital chamado “Escárnio e mal-dizer” onde escrevia sobre os namoricos da escola, os tiques dos professores e a comida intragável do refeitório. Durou pouco tempo porque cedo dei conta dos inconvenientes da internet, me aborreci com os comentários pouco criativos que recebia e alarguei os assuntos de análise.

Sem comentários: